domingo, 29 de janeiro de 2012

Bater ou não bater eis a questão.



Pra vc que lê entender. primeiro vou explicar pra depois dar a minha opinião que mesmo incerida no que vou colocar vou dar mais detalhes. Estava no facebook quando uma conhecida postou a seguinte mensagem:


Escrevi minha opinião: Bater não é educar. Educar leva tempo, disposição e investimento. As vezes vc bate no filho para descontar uma frustração sua. Saber respeitar aquele pequeno ser q Deus te deu para educar é difícil, mas tem que começar desde cedo a acostumar a reconhecer que o pequeno cidadão tem direitos como os adultos. Não sou deputada e nem dona da verdade. Cada família sabe o q é certo para seus membros.

Simplesmente minha opinião era só dizer que ela não concordava ou algo mais aí ela disparou uma metralhadora ambulante de palavras.

A conhecida escreveu pra mim:Esta atual geração prova que sua tese não funciona tanto na prática quanto na teoria... Pois vivemos hj a geração mais perversa de todos os tempos... Concordo com vc sobre pais que batem em seus filhos com a motivação errada, e não é isso que eu aprovo. Porém tem um pequeno e básico versiculo que fecha esta discursão com chave de ouro: "O que não faz o uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desce cedo o castiga." Proverbios 13:24... veja bem o livro é o livro da sabedoria.... Quem sou eu para me opor aos conselhos de Deus... Ai esta claro que devemos corrigir nosso filho com vara... Desde cedo minha mãe ouviu seguiu este conselho... sou muito grata a Deus por tamanha sabedoria pois isto foi uma das coisas que me fez gente , é logico que veio acompanhada de momentos de conversa e educação e até mesmo o famoso castigo que nos tira aquilo que mais gostava, mas não serei hipocrita ao dizer que oque mais eu respeitava era bendita da vara.... Há existe outros versiculo pra vc escandalizar tbém , depois confira: provérios 22:15, e um que considero bem forte proverbios 20:30

A conecida escreveu mais: leia com atenção este texto e como diz Paulo seja transformada pela renovação de sua mente : 

Décadas atrás, “bater” nas crianças era uma prática comumente aceita. Em anos recentes, entretanto, “bater” (e outras formas de castigo corporal) foi substituído por “parar em um canto para pensar” e outros castigos que não envolvam disciplina física. Bater em crianças é, na verdade, considerado ilegal em alguns países. Muitos pais e mães temem bater em seus filhos e serem denunciados ao governo e ter a guarda deles tomada. Não entenda mal: não estamos, de modo algum, defendendo o abuso infantil. Uma criança nunca deverá ser disciplinada fisicamente a ponto de causar a ela dano físico. De acordo com a Bíblia, entretanto, a disciplina física, apropriada e controlada, é algo bom e contribui para o bem estar e correto treinamento da criança.

Muitas Escrituras, na verdade, promovem a disciplina física. “Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno.” (Provérbios 23:13,14). Há também outros versículos que apóiam a correção física (Provérbios 13:24, 22:15, 20:30). A Bíblia fortemente enfatiza a importância da disciplina; é algo de que todos precisamos para que sejamos pessoas produtivas, e é muito mais fácil se aprendido quando formos mais jovens. Crianças que não recebem disciplina crescem rebeldes, sem respeito à autoridade, e como resultado, obviamente não estarão dispostas a prontamente obedecer e seguir a Deus. Ele usa a disciplina para nos corrigir e conduzir ao caminho certo e para encorajar o arrependimento por nossos atos (Salmos 94:12; Provérbios 1:7, 6:23, 12:1, 13:1, 15:5; Isaías 38:16; Hebreus 12:9). Estes são apenas alguns versos sobre o bem da disciplina.

E é aqui que está o problema: muitas vezes os pais são excessivamente passivos ou excessivamente agressivos ao criar seus filhos. Os que não crêem na “disciplina física”, às vezes não têm a capacidade de corrigir e disciplinar de forma correta, causando que seus filhos cresçam desobedientes e insubordinados. Isto, no futuro, será maléfico a seus filhos. “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe” (Provérbios 29:15). E há também alguns pais que não compreendem bem a definição bíblica de disciplina (ou podem ser, simplesmente, pessoas abusivas) e a usam para justificar o abuso e maltrato a seus filhos.

A disciplina é usada para corrigir e treinar pessoas a caminharem na direção correta. “E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela” (Hebreus 12:11). A disciplina de Deus é feita com amor, assim como deve ser a disciplina entre os pais e o filho. A punição física jamais deve ser usada para causar dano permanente ou dor, mas é aceitável que se dê um rápido tapa (nas nádegas, lugar mais “acolchoado”) a fim de ensinar à criança que o que ela fez foi errado. Mas isto jamais deverá ser usado para dar vazão a nossa ira e frustrações, ou ser feito de forma incontrolada.

“E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6:4). Criar um filho na disciplina e instrução aprovadas pelo Senhor” inclui disciplina física controlada, corretiva e sim, em amor

Eu escrevi pra ela: EU NAO ESTOU ESCANDALIZADA, JAMAIS, SÓ FIZ UM SIMPLES COMENTÁRIO DO QUE VC COMPARTILHOU E ALIÁS A FOTO AÍ DE CIMA NAO TEM NADA DE BÍBLICO TEM COM LEIS DAQUI DA TERRA. CADA FAMÍLIA INSTRUI O SEU FILHO DA MANEIRA QUE ACHAR MELHOR. NAO SOU HIPÓCRITA EM DIZER QUE BATER É ISSO OU AQUILO MAS EU PREFIRO CONVERSAR UM MONTE DE VEZES. VC BATE EM SEU FILHO VC FAZ O MELHOR QUE VC ACHA CERTO.

A conhecida escreveu mais:De fato a foto ali acima, esta falando sobre a lei dos homens e eu falo sobre a lei de Deus... que sempre terá mais peso em toda e qualquer situação... Cada familia corrige da maneira que achar melhor, mas o cristão corrigi da maneira que Deus sugere... Pois do contrário não haverá na vida do individuo transformação permanente... A biblia não nos dá 2 opções... Ela oferece uma única mensagem sobre o assunto e essa mensagem é de validez universal...ou seja, para todos! Mas o tolo não segue os conselhos de Deus somente os sábios , por isso nem todos vão concordar... vc fez um simples comentário e eu fiz um simples comentário também.... Pois relacionamento é isto: Uma troca, eu aprendo com vc, e vc aprende comigo e ambos aprendemos com Deus!

Eu escrevi:  Vc chamar de simples os seus comentários é de rir né. Fui ali e voltei e tinha milhares de coisas e agora me chama de tola. Se for pra ser tola em achar errado bater, pode me chamar de tola o quanto vc quiser.

Tô tentando entender até agora as milhares de palavras que vc escreveu pra mim no bate papo quem sabe daqui uns tres anos eu consiga

‎" Esta atual geração prova que sua tese não funciona tanto na prática quanto na teoria... Pois vivemos hj a geração mais perversa de todos os tempos..." Suas palavras CONHECIDA pois bem, já que vc colocou um simples comentário, uma simples foto em algo assustador ao meu ver que não precisava render esse tanto, eu te digo essa geração ta assim hoje não é pq apanharam ou nao apanharam e sim pq nao conhecem e não são criados ao lado de Jesus. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6)

Voltando em falar da tese que não é minha eu te falo que a maioria das mulheres que conheço, não sei pq elas tratam seus filhos como coisas, betem sem motivos, gritam, chingam, tratam os filhos pior que cachorro, saem gritando com os filhos no meio da rua como se fossem loucas e muitas vezes o filho precisa de atenção e ser corrigido com palavras sábias e nao aos berros.

Ela (a conhecida)  volta com a tréplica:  Isso mesmo querida.... o mundo esta deste jeito porque não seguem a palavra... e alguns seguem os versiculos que lhes convém... e Deus não quer uma obediência parcial, Ele quer devoção total!

sou contra tbém a qualquer forma DETURPADA louca de correção, pois não é isso que a biblia nos ensina.

Os frutos do Espirito Santo e o dominio próprio que ele nos permite ter, faz com que venhamos seguir aquele versiculo na sua essência com coerência!

Então não satisfeita ainda ela vai para o bate papo no facebook e me fala:

A conhecida: Olá querida...resolvi falar mais alguma coisas por forma de mensagem em off, pois oque vou te dizer agora é tão polêmico que corro o risco de ser mal interpretada... Sou de acordo com aqueles texto que te enviei... mas vale ressaltar o seguinte: Vc assistiu paixão de Cristo?? Viu o quanto Jesus apanhou, foi açoitado, moido por nossas transgressões?? Pois é, se Deus não poupou seu único filho para morrer e sofrer pelo meu, pelo seu pecado, porque deveriamos tratar o pecado ou erro dos nosso filhos de outra forma??? Não que eu esteja dizendo que devamos punir nossos filhos com morte de Cruz, claro que não!! Até porque Jesus sofreu muitooo daquela maneira , pois o pecado de todaaa humanidade estava sobre ele. Que não é o caso de nossos filhos, então devemos corrigi-los ou puni-los dentro de suas proporções de pecado e erros, a própria Cruz , onde Deus entregou seu único filho denuncia que Deus não vai poupar aqueles que não valorizaram a morte de Jesus na cruz... Pois ele levou sobre si nossos pecados para que pudessemos viver a justiça... então não pense que o castigo para aqueles que não compreenderam isso vai ser algo brando... Pois no dia do juizo nada vai ser brando, afinal de contas se Deus não poupou seu único filho, não irá poupar quem não compreendeu a grandeza destes fato. Então trate o pecado como pecado, eu trato o erro do meu filho como erro, que merece punição fisica equilibrada, pois a biblia deixa clara que é isso que purifica a alma do individuo! Mas se vc nunca precisou punir a sua filha desta maneira, e ela ainda assim é um exemplo de filha e será um excelente exemplo de ser humano futuramente para sociedade, vc com certeza pode levantar as mãos para o céu e louvar a Deus pela boa indole dela, que nunca exigiu que vc a castigasse a este ponto... Infelizmente Deus não me deu um filho tão perfeito e com uma indole tão boa ao ponto que eu não precisasse usar de força fisica. Então só me resta equilibradamente conforme PALAVRA DE DEUS , seguir os conselhos sábios de provérbios. Fica ai a dica! Bjim

Eu escrevo pra ela: Evelin querida, punição fisica equilibrada
nao existe esse termo. Minha filha nao é perfeita, ela erra como toda criança, deixo de castigo e as vezes bato sim pois eu fico nervosa, mas como disse cada família sabe a forma de criar o filho.

A conhecida continua: e a biblia sabe a melhor forma!

Eu: claro

A conhecida não desiste e escreve: e ela não mente a respeito deste equilibrio...Já ouviu falar que Deus corrigi o filho que ama?? Já ouviu falar sobre exortar ou admoestar (que significa fisicamente) com amor... Não sou eu quem estou dizendo é a biblia... Mas creio que Deus te conduz a ser a melhor mãe que sua filha podia ter com certeza!..bjim Amote


Aí depois de um monte de palavras dessa e simplesmente eu que estou alí no facebook para passar o tempo e não levar isso a ferro e fogo posto algumas coisas engraçadas e ela comenta:

Quando eu posto isso:
Ela comenta isso: equilibrio pra isso só em :Provérbios 13:24 (Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga), e provérbios 23: 13 e 14 (13 Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrera.14 Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do Seol.)... nos ensina a disciplina-los!

Eu postei isso com as seguintes palavras:  Não desconte suas frustrações nas crianças, elas não tem culpa de estarem aqui neste mundo.
Bater é agressão, ela obedece por medo.
Educar é investir tempo e atenção no seu filho, é respeitá-lo como ser humano.
A conhecida comenta:  Concordo em partes... bater com motivações erradas gera traumas irreparáveis... então sugiro: Provérbios 13:24, e provérbios 23: 13 e 14... nos ensina a disciplina-los!


Eu posto outra: 

Não bata. Eduque
A conhecida escreve: A biblia sempre será o maior manual de instrução em nossas vidas... o resto são apenas suposições.... a minha vida é prova de que estas teses estão erradas e a biblia esta correta: Provérbios 13:24, e provérbios 23: 13 e 14... nos ensina a disciplina-los!

Contra fatos não existe argumentos... minha vida e a vida dos meus pais é avós que aceitaram os conselhos de provérbios denunciam isto!

Eu posto este:
Ela escreve:  Provérbios 13:24, e provérbios 23: 13 e 14... nos ensina a disciplina-los!... há lembre-se que se trata do livro mais sábio da biblia!

Eu posto outro:

A conhecida continua: Provérbios 13:24, e provérbios 23: 13 e 14... nos ensina a disciplina-lo.


Agora para fecha a postagem no facebook meu desabafo: 


Pois é a madrugada no facebook nos reserva grandes debates, entre eles o de como educar um filho. 
Eu particularmente ñ sou defensora do bater ou ñ bater. Sendo q já bati muito na minha filha e quando faço isso é pq estou nervosa, de tpm, c problemas financeiros, frustrada c alguma coisa q deu errado. Quando converso c ela de ser humano p ser humano, ela me obedece muito + do q quando chingo, grito e bato c raiva.
Convivo c muitas mulheres q escolheram maridos toscos (o mínimo q posso dizer deles) e essas mulheres pensam q quando tiverem um filho o relacionamento vai melhorar e aí piora muito, então elas descontam a frustração no filho tratando este filho c gritaria, chingos e surras, como se a criança fosse culpada disso, saem pelo meio da rua chingando e humilhando a criança e isso me da pena da criança.
Quando vc tem um filho vc deve estar consciente de q a educação é um investimento de longo prazo a se dar, tem q ter disposição e vontade de ensinar.
Se vc é a favor de dar “tapinha corretivo”, chineladas, varadas, ótimo vai lá e da o q vc quiser, algumas pessoas falam q tem q bater p ñ virar bandido, p a polícia ñ bater + tarde e etc. Como se as mães dos bandidos ñ tivessem batido neles, comos se elas ñ tivessem ensinado o caminho certo p se escolher. Vc tem q saber respeitar a opinião de quem ñ quer isso, aliás respeitar a opinião contrária a sua é uma questão de educação, quando faço comentários em determinados assuntos postados penso que aquilo que foi postado foi só um post em uma rede social para passar o tempo e ñ p levar a ferro e fogo.
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6).
Claro q muitas mulheres sobrecarregadas e c outras coisas para cuidar ñ vão conseguir ensinar seus filhos, vão preferir bater para que o filho obedeça com medo delas, claro que o mais fácil é assim, mas se vc tem tempo e disposição para cuidar com carinho e atenção do seu filho e cuidar verdadeiramente e não delegar o cuidado a terceiros vc vai ver q o bater vai ficar em último lugar sendo q a criança ñ veio sabendo de tudo, ela tem que ser lapidada com o tempo, passar os seus valores educacionais para a criança leva tempo.
Falo isso é para mim, para minha filha, cada um sabe o tempo e a hora de corrigir o filho.

______________________________________________

Saindo do facebook e vindo para o blog.

Cada pessoa sabe o que é o certo para se fazer com o seu filho, minha opinião (e se vc discordar vale lembrar que tem os comentários pra vc fazer aqui em baixo e tem o x no alto da tela pra vc não me ler e ter sua opinião sem me mostrar) é que cada família independente de religião ou vida com Deus é que cada família tem o direito de escolher como cria e educa seu filho. Eu não tenho que concordar com isso eu tenho que respeitar.

NÃO SOU A FAVOR DA TAL LEI QUE O POVO TA DISCUTINDO POR ELA.

SOU A FAVOR DE QUE CADA FAMÍLIA SAIBA EDUCAR DE ACORDO COM SEU CREDO E EDUCAÇÃO REPASSADA.

Eu particularmente quando bati em minha filha era por motivo irrelevante para ser castigado tão severamente e pq que eu bati ? Pq eu tava nervosa com algo que me tirou do sério, tava frustrada e descontei nela, sendo que se eu conversasse com ela seria muito melhor.


Eu sigo um blog de uma família linda que tem um garotinho de 2 anos e a educação q os pais passam pra ele é espetacular, outro dia fiz o seguinte comentário em uma postagem deles: 

"A melancia de pilates foi sensacional, amo seguir vcs. Espero que vcs continuem a dar essa educação sensacional para o Joaquim, vcs passam uma serenidade, uma humildade em educar uma criança e vendo nela um ser humano que precisa ser respeitado. Os valores que vcs passam para o Joaquim vai ser levado pra vida dele toda. Parabens."
Jacqueline Alfredo de BH/MG

O pai do garoto me respondeu: "Olá, Jacqueline!
Obrigado pelas suas palavras tão bonitas! Sabe que essa ideia de ver a criança como ser humano nos agrada muito, mais do que pensar hierarquias (crianças-adultos). Claro que um adulto e uma criança são diferentes em termos de responsabilidades, capacidades já desenvolvidas, etc, etc. Mas gostamos de tomar alguns parâmetros dessa "humanidade" a partir de nós: não gosto que gritem comigo, não gosto de que batam, gosto que me expliquem o que está acontecendo, o que vai acontecer, gosto que me tratem bem, com respeito, com reconhecimento, com respeito ao meu tempo e ao meu espaço... é um desafio. Nem sempre a gente lembra de ser um ser humano... mas é o desafio da vida da gente em todas as relações, né mesmo?
Obrigado pelo seu comentário! Volte sempre!"
___________________

No mais precisamos aprender q Jesus veio na Terra para pregar o amor. 

Em I CORINTIOS 13 diz:

1 - Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

2 - E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

3 - E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

4 - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,

5 - não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6 - não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;

7 - tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 - O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

9 - porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos;

10 - mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.

11 - Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

12 - Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.

13 - Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor. 


Então vamos ensinar nossos filhos com paciência, pedindo sempre sabedoria a Deus e com muito amor e se precisar dar umas boas varadas neles.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

"Surto", stress, cansaço, viagem e descanso #tudojuntoemisturado




Pois é eu surtei, mas foi um "surto" pequeno, vamos aos fatos:

Na quarta feira 11/02/12 meu dia já começou ruim, mas fui trabalhar mesmo nervosa, fadigada, com sensação de que nada daria certo, sim sinais claros da tpm brava, até aí quase tudo bem, já estou aprendendo a conviver com ela, vou tratá-la assim que eu lembrar que tem tratamento e sair da zona de comodismo, fui trabalhar de manhã mesmo assim pois tpm é frescura, começou a dar errado quando a luz foi cortada para reparos na rua e um dos funcionários falou que a Cemig tinha mandado um comunicado dias antes e o patrão tinha me pedido pra pegar as contas de energia e separá-las para entregar aos vizinhos vizinhos e não entreguei e ele me chamou para pegar no pregador (um tipo de elevador improvisado para que não precisar de ficar descendo e subindo toda hora) e fez uma cara de que eu tinha errado, até aí tudo bem, ou quase, pois eu odeio errar, odeio que me chamem a atenção, sei que é necessário e que eu tinha feito algo errado mas passou e a crise nervosa aumentou, depois entrei na cozinha e vi que tinha escrito em uma placa manter sem o n, isso me deixou eu me chingando, pois se eu quero ser professora de português o mínimo que tenho que saber é a gramática, comecei a me chingar na cozinha o patrão estava subindo as escadas e perguntou o que eu tava falando sozinha, falei pra ele, ele não ligou muito, aí subi para arrumar, quando deço de novo, um dos funcionários entra na cozinha e fala que tava faltando uma parte, depois perguntei para outro funcionário o que o pano de chão estava fazendo na limpeza da produção e ele muito mau educadamente me fala umas grosserias, começo a chorar compulsivamente, resultado de uma tpm de lascar, uma noite mau dormida e muitos erros, sei que são bobos mas juntando tudo me da raiva. Passa mais ou menos 40 minutos minha colega de trabalho chega e depois de alguns minutos chega um homem que fez negócios com o patrão e vê no recibo que eu que fiz estava R$ 1,00 ao invés de R$ 1.000,00, e não dava pra corrigir pois tinha acabado a luz, ele corrige a caneta e eu recomeço a chorar atrás do monitor pré histórico e espero ele ir embora e quando ele vai ...

(CUIDADO COMEÇA O DRAMA (KKK))

... eu saí de lá em prantos de choro e ainda nem era na hora do almoço, deixei minha chave debaixo da cpu e nunca mais queria voltar lá, começo a pensar que não sirvo pra nada, que sou a pior mãe do mundo, como pode a coitada da minha filha ter uma mãe dessas, que se eu errava com coisa boba eu não servia pra nada, etc, etc, comecei a me culpar até do pq meu avô morreu com mais de 80, tudo era culpa minha, exagero a parte, né, claro. Enfim eu tava nervosa, cansada, stressada, sem dormir direito, fadigada, com inchaço na barriga e pés, irritada, com os seios doloridos, esquecimento, dificuldade de concentração, etc, etc ...

(TERMINA O DRAMA(KKK))

Quando chego em casa, vou direto pra cama e durmo até mais ou menos as quatro e meia da tarde e acordo um pouco melhor, só que andando arrastado e minha mãe me pede pra ir ao supermercado e vou pensando e refletindo em tudo que eu fiz, reflito e chego a conclusão que eu preciso descançar e que se eles quiserem volto a trabalhar na segunda feira, mas que vou tirar o resto da semana para descansar por minha conta, se eles quiserem me aceitar na segunda bem, se eles não entenderem que eu estava com problemas eu procuro outro emprego. Cheguei em casa e mandei mensagem de texto para o celular do patrão e mandei email para a empresa explicando o motivo de ter saído daquele jeito. Quando chego em casa a minha mãe que aposentou e tem fgts para receber na quinta feira tem a ideia de irmos para a cidade de Moeda e a amiga dela que estava passando temporada aqui em casa, ela veio para o casamento do meu primo, ficou para o natal, para o reveillon e estava já querendo ir embora topou ir com agente e depois ela voltaria para casa em Cunha/SP.

Na quinta de manhã com as malas prontas, mais animada, descansada e sem a metade dos sintomas que estava sentindo e com 4 horas de antecendência para pegar o ônibus para a cidadezinha do interioRRR fomos para o centro, minha mãe foi ao banco, recebeu o dinheiro e fomos viajar. 

Parei de escrever, vamos as fotos

Nós na Rodoviária de BH


Aprontando todas 

A amiga da minha mãe, minha mãe e a Mimi animadíssimas


Alegre 
  
Merchand grátis. ÚNICA empresa que vai p cidade
























































Vai demorar horas para colocar legenda em todas as fotos, resumindo, a cidade é gostosa mas ela é micro,
tem no máximo quatro ruas, uma praça, uma igreja católica, depois de muito pesquisar achei duas igrejas evangélicas, a lan house fecha as 7 da noite, só existe o banco do Brasil, duas padarias e ruas que no domingo as quatro da tarde só tinha eu e Mimi procurando porcarias pra comprar e claro não achamos, o único divertimento lá era o trem que quando passa de noite a primeira noite agente pula da cama pensando que ta acabando o mundo, a segundo agente acorda e pensa logo que é o trem, na terceira em diante já acostuma, durante o dia meu divertimento era contar os vagões dos trens que eram enormes e ficar na lan house q parece que tinha internet discada ou pior o pc travava e me comia uns 20 minutos só de travamento, kkkk, a rodoviária tinha vaga para três ônibus e mesmo assim sobrava vaga pra eles. Até que quando eu animei andar era legal ficar vendo as paisagens naturais cercadas de montanhas. Ahhh!!! o "hotel" é um show a parte, pexinxaram tanto que o amigo da minha mãe fez um precinho camarada e ficamos por lá mesmo. Chegamos no domingo as sete da noite e esperamos a amiga da minha mãe ir embora pra casa dela, eu esperei minha mãe sentada emcima da mala na praça sete pois perto da rodoviária estavam pessoas estranhas demais, uma mulher tomou refrigerante da Mimi e fiquei com medo de ficar lá, cheguei em casa quase dez da noite e fui dar faxina.

No mais estou postando isso na terça de madrugada pois comecei a escrever as oito da noite de segunda, minha conexão com a "terneta" ta lenta e começo a ter saudade do pc travador, mão me mandaram embora do trabalho pois entenderam que eu tava passando mau de verdade e a vida segue.

Aguardem cenas do próximo capítulo. kkkkk.