terça-feira, 19 de abril de 2011

RICO X POBRE (a diferença na minha visão)

  Tenho uma filha muito perguntadeira e observadora q estuda em escola particular (a escola na verdade é filantrópica de madres e analisam a situação da família p/ cobrar a mensalidade), e é lá q ela vê que a nossa situação é diferente das outras crianças (quanto a material escolar, mochila e lancheira não é diferente pois tento dar um equilíbrio nessa parte) masssss (sempre o masss rsrrsrsrs) tem um item q chama a atenção dela, o fato dos alunos irem de carro e ela a pé comigo e ela me pergunta quando vou ter carro, falo pra ela q ñ sei, q carro é muito caro e q é legal nós irmos a pé conversando, vendo a paisagem. Sempre tento mostrar o lado bom da coisa.
  Outro dia ela me perguntou se nós nunca poderíamos ir pra Disney pois ñ somos ricas, falei pra ela q a diferença do rico e o pobre ir pra Disney é a forma de pagamento, o rico paga à vista e o pobre paga em 200 vezes (kkk) e neste momento ñ poderíamos ir pois temos outras prioridades, graças a Deus ela ñ perguntou q prioridades seriam.
  Na minha infância sempre convivi com pessoas q tinham e pessoas q ñ tinham. As pessoas q tinham (meus tios principlamente) deram duro p/ ter, NADA caiu do céu pra eles, muitas vezes via minha tia aos sábados estudando o dia todo numa mesa debaixo do pé de manga na casa da minha vó e hj ela é uma excelente profissional e esta estabilizada na vida, via meu tio contar a história da ÚNICA calça jeans q ele tinha e ia trabalhar com ela todos os dias, a calça já sabia o caminho do trabalho sozinha e quando ele trocou ela e foi trabalhar quando ele chegou ela estava no portão brigando com ele pra ir trabalhar. Sempre admirei os dois pela garra e determinação e tudo q eles conquistaram hj é fruto do q eles plantaram a muito tempo atrás.
  Mais a Mimi ñ conviveu com isso quando ela chegou na família já estava tudo pronto, ela tem dificuldades de lidar com esse fato. Esse meu tio recentemente comprou uma casa (ñ é a casa da Xuxa e nem um palácio é uma casa boa para cidade pequena e muito bem reformada), quando fomos visitá - lo ñ sabia onde "enfiar" a cara, ela ficou deslumbrada quando entrou, fui falando baixinho com ela entre os dentes para ñ passar mais vergonha (rsrrsrs) para ela agir normalmente q aquilo era normal, q ele trabalhou muito pra ter aquilo e no final da noite na maravilhosa cozinha dele(a cozinha eu tive vontade de babar e ter uma =) estávamos todos comendo o mesmo biscoito q comemos em casa, tomando o mesmo suco q eu compro pra ela de vez em quando ( tá eu confesso o suco é dos mais caros mais é acessível pra nós e pra família brasileira rsrsrsrrssrs), comendo pipoca de microondas normal, como uma família simples q somos.
  Converso bastante com ela a respeito disso e as vezes ela entende e as vezes não. Tento mostrar q ñ somos tão pobres assim q existem muitas pessoas doentes e passando necessidades muito maiores q a nossa. Brinco com ela pra ela ficar encantada quando ela for passar uns dias na casa do Silvio Santos e conto pra ela q ele é mega milionário assim pq ele trabalhou muito a vida inteira dele e nada caiu do céu pra ele.
  Mostro pra ela e as vezes compro muitas coisa q ñ tive e a medida q compro vou educando, quando estou dando banho nela falo q nao tive roupão e ela tem, q muitos brinquedos q ela tem eu não tive e fiquei com vontade de ter como é o caso da cidade dos engenheiros q ela ganhou no natal e as peças ficam espalhadas pela casa, q o casaco do Pólo Norte (ela apelidou assim) eu ficava com vontade de ter e ñ tive e q ñ fiquei infeliz por ñ ter tido, q ela tem q dar valor ao q tem, pode ser pouco mais é importante.
  Gosto de ensiná - lá a conviver normalmente com crianças de todos os níveis sociais (se é q existe isso) e nesta questão ela nem percebe q a criança q ela ta brincando é rica ou pobre.

  Tudo depende do olhar q vc tem e para onde o seu coração esta voltado. Se vc olhar com olhar ruim ver q vc mora em lugar ruim, q vizinhos são chatos, q vc ñ tem nada e a pobreza ñ vai passar, ñ passa mesmo.

  Mais se vc tiver o coração e os olhos voltados para o Bem vc verá q tudo isso é transitório q o importante  ñ é ter e sim ser, ensinar e cultivar o amor e o respeito ao próximo, aprender a amar e respeitar as diferenças e amar as pessoas e ñ as coisas.

" Os teus olhos são a luz do teu corpo. Se eles forem bons, todo seu corpo terá luz; mas se eles forem maus, todo o teu corpo será tenebroso." (Mateus 6/ 22 e23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário